XIII LEPSE - Colóquio Internacional de Psicanálise e Educação

Date:

segunda-feira, 18 Novembro, 2019 (Dia inteiro) to quarta-feira, 20 Novembro, 2019 (Dia inteiro)

Pela segunda vez em Minas Gerais, o Colóquio Internacional do LEPSI realiza sua 13º edição, intitulada "Por que a Psicanálise na Universidade e na Educação Hoje? Ensino, Transmissão e Resistência". O tema surge da necessidade de um evento que discuta ainda hoje a presença da Psicanálise na ciência, na universidade e na educação, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

O 13º Colóquio acontece em meio à forte segregação do discurso psicanalítico e também das ciências humanas. Assim, o colóquio objetiva sistematizar as diversas formas de intervenção no que concerne à infância, à adolescência e à docência na relação da universidade com as subjetividades de seus estudantes.

O evento conta com mesas redondas, entrevistas, fóruns de comunicação livre, além de intensa programação cultural. Concomitantemente a ele, acontecem o 8º Encontro das Redes Interuniversitárias (RUEPSY: Brasil e Europa), o 4º INFEIES (Brasil e América Latina), e o 3º Encontro do Grupo de Psicanálise e Educação da ANPEPP.

Confira a programação na página oficial.

LEPSI – O Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais, instituído em 1998, é o principal diretório brasileiro no campo da Psicanálise e Educação. Reúne professoras, professores e estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de São Paulo para produzir pesquisas que abordam temas como "Formação de Professores, Educação e Psicanálise", "Subjetividade no Âmbito Escolar", "Novos Modos de Aprendizagem", "Mal-estar na Educação", "Adolescência e Psicanálise", "Socioeducação, Criminalidade e Violência", "Infância com Problemas Educativos, Autismos e TGDs", "Fracassos e Sucessos Escolares" e "Sintomas na Educação".

Fonte: site da UFOP