Distritos

Amarantina - Localizado a 25 Km do centro histórico de Ouro Preto. Foi um dos principais centros especializados em cantaria e artesanato de couro, reunindo um grande número de artesãos nessas especialidades. A festa de São Gonçalo e a Cavalhada são festividades folclóricas locais realizadas no mês de setembro e são consideradas atrações turísticas da região. Além dessas atrações o distrito de Amarantina possui a Matriz de São Gonçalo e o Museu das Reduções que apresenta miniaturas de edificações e monumentos históricos do Brasil que possui no acervo relíquias da arquitetura brasileira, monumentos históricos tombados e reproduzidos artisticamente em escala reduzida, levando em consideração os mesmos materiais utilizados nas edificações originais. O visitante poderá encontrar mais de 25 réplicas de monumentos de 15 estados brasileiros, apresentadas em jardins suspensos, que representam os cinco séculos da rica arquitetura do Brasil.

Antônio Pereira - Localizado a 16 Km de Ouro Preto. O visitante pode conferir a área rural de Antônio Pereira, uma das mais belas paisagens do município de Ouro Preto. Entre os monumentos religiosos contempla-se as ruínas da antiga Matriz, incendiada no século XIX, instalada na Gruta de Nossa Senhora da Lapa que é alvo de romarias intensas no mês de agosto. O parque da Cachoeira das Andorinhas, onde se localiza a nascente do Rio das Velhas, integra esta região serrana.

Cachoeira do Campo - Localizado a 18 km da sede, é o maior distrito de Ouro Preto. Contemplada pela simplicidade, belezas naturais e o ar puro das serras. O lugar serviu de palco para a Guerra dos Emboabas e residência do governador, que habitavam o Palácio da Cachoeira, no século XVIII. Cachoeira do Campo ainda preserva monumentos que relata a história da região, como a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, considerada um dos principais monumentos do destino, onde ocorreram relevantes fatos históricos de Minas Gerais. O Cruzeiro de Pedra, as Igrejas de Nossa Senhora das Dores, de Nossa Senhora das Mercês, de Nossa Senhora do Bom Despacho e o Quartel dos Dragões são alguns dos atrativos que fazem parte do acervo histórico de Cachoeira do Campo. O distrito conta também com uma natureza abundante, com cachoeiras, trilhas, cavalgadas e muita área verde.

Engenheiro Correia - Localizado a 30 Km de Ouro Preto. Concentra suas atividades econômicas na agricultura. O distrito conta com uma pequena capela e a poucos metros do adro da capelinha existe ainda uma pequena e rústica construção de pedra, herança de um povoado há muito desaparecido. A atual sede do distrito se desenvolveu em torno da estação ferroviária. O lugar atrai visitantes interessados em conferir as festas religiosas da região e conhecer resquícios que o distrito guarda do período colonial.

Glaura (Casa Branca) - Localizado a 22 km de Ouro Preto. Atrai visitantes que fogem dos transtornos da cidade grande e buscam descanso e tranquilidade. Sua economia gira principalmente da produção de frutas, artesanato de tecidos, artesanato em azulejo, na palha, na taquara, e em couro de boi, além das diversas opções na área de turismo, tanto histórico como ecológico. O distrito possui uma Igreja Matriz dedicada a Santo Antônio, a igreja possui 4 altares laterais detalhados e um altar central modesto, todos bem construídos em madeira. Glaura possui também duas principais festas, a festa de Santo Antônio, que acontece todo mês de julho e geralmente são 3 dias de evento, sexta, sábado e domingo; como toda festa de caráter religioso, acontecem missas e procissões, além de apresentações artísticas. E a festa do Rosário, que acontece todo mês de Outubro e também dura alguns dias. Esse festejo se divide em duas partes, a religiosa e a cultural com várias apresentações artísticas. Glaura é um destino turístico para vivenciar a bucólica vida rural.

Lavras Novas - Localizada a 17 Km de Ouro Preto. Situa-se na Serra do Trovão e faz parte da rota turística conhecida como Estrada Real. Atualmente apresenta condições favoráveis para seu desenvolvimento turístico e econômico, aprimorando sua infraestrutura para melhor atender seus visitantes. Investindo e crescendo nas áreas de hospedagem, casas noturnas, bares e restaurantes, e por estar situada em pleno parque Nacional do Itacolomi com suas belezas naturais preservadas, atrai os praticantes de esportes radicais e os que apreciam a calma e a simplicidade do interior. No distrito é possível realizar atividades como: rapel, escalada, trekking, cavalgadas, caminhadas, caiaque entre outras atividades. Dentre os atrativos mais visitados estão as cachoeiras: dos Prazeres, dos Três Pingos, do Rapel e dos Namorados, além do Mirante da Pedra e do Mirante do Salto que são outros atrativos do distrito. Lavras Novas conta com um subdistrito conhecido como Chapada que também oferece aos visitantes experiências turísticas com vertente ecológica, como a cahoeira do Castelinho, e histórica, através da capela Santana. Em Lavras é possível encontrar variadas pousadas, cada uma com seu toque de charme peculiar. 

Site do distrito para mais informações: http://www.lavrasnovas.com.br/

Miguel Burnier - Localizado a 40 Km de Ouro Preto. O lugar serviu como importante centro ferroviário, pioneiro na siderurgia brasileira. A atração turística é a igreja do Sagrado Coração de Jesus, construída no século XIX. O distrito está localizado na serra de Ouro Branco, o que garante uma bela paisagem. Para o visitante que gosta de pescaria o distrito possui uma grande represa no sopé da imponente montanha.

Rodrigo Silva - Localizado a 18 Km de Ouro Preto. O lugar conserva traços da arquitetura colonial do século XIX. No começo do século XX fundou-se a Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva, símbolo primeiro da cultura desenvolvida pelos ferroviários. No arquivo desta banda encontram-se composições feitas pelos ferroviários, demonstração de grande apuro musical. Hoje nos trilhos de Rodrigo Silva não passam mais trens, mas a cultura do topázio continua com a exploração do famoso topázio imperial, único do mundo.

Santa Rita de Ouro Preto - Localizado a 30 Km de Ouro Preto. Sabe-se que no século XVIII uma pequena capela já marcava o solo do atual distrito de Santa Rita. Esta pitoresca capela, típica das primitivas edificações religiosas mineiras, possuía uma portada em pedra-sabão e capela-mor com altar artisticamente trabalhado. Em 1964 a capelinha foi destruída. Em seu lugar se ergue hoje uma ampla igreja de feição moderna. O antigo acervo de imagens, contudo, ainda está conservado no interior da nova igreja. Hoje o distrito de Santa Rita é o maior produtor de pedra-sabão do município e atrai turistas e compradores de várias partes do mundo. Esse tipo de artesanato realizado com o material, inclusive, já ganhou um evento anual: a festa da Pedra Sabão. Ele tem o objetivo de valorização e divulgação da produção artesanal na cidade conhecida como “Capital da Pedra Sabão”. Além da festa da Pedra Sabão, a cidade promove diversas outras comemorações, como a festa de Santa Rita, de Nossa Senhora Aparecida, Semana Santa, São Geraldo, Folia de Reis, São Sebastião, Nossa Senhora da Piedade, Natal, festa do cavalo, rodeios, cavalgadas e diversos outros eventos. A festa da padroeira da cidade, realizada em maio, introduziu o desfile de carros alegóricos que representam fatos importantes da vida da padroeira. Para quem curte a natureza a melhor opção são as cachoeiras do Falcão e dos Três Moinhos.

Santo Antônio do Leite - Localizado a 25 Km do centro histórico de Ouro Preto. Santo Antônio do Leite abriga cenários naturais e exuberantes além de conservar todo o charme e a tranquilidade de vida do interior de Minas Gerais, proporcionando aos seus moradores e visitantes o sossego necessário para descansar da cidade grande e conectar-se com o que a natureza tem de melhor. Reconhecida pelo seu rico artesanato em prata, o trabalho é desenvolvido em ateliers espalhados pelos bairros do distrito, e tem como principal cliente o mercado europeu. Aos finais de semana os artesãos se reúnem na Feirinha de Artesanato de Santo Antônio do Leite, onde se concentram também turistas de toda a região. O distrito se destaca no setor de ecoturismo, estimulando a visitação em suas atrações naturais, e conta com hotéis-fazendas e pousadas que recebem turistas de todo o país e exterior. O distrito foi onde nasceu Honório Esteves, um dos maiores nomes da pintura mineira oitocentistas. O visitante pode conhecer sua obra ao visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio. No distrito, também é possível encontrar uma diversidade de pousadas charmosas. 

Santo Antônio do Salto - Localizado a 35 Km de Ouro Preto. A beleza da paisagem impressiona, um extenso e profundo vale leva à pequena comunidade. Embaixo passa um formoso rio, que se encontra com inúmeros cursos d'água, formando várias corredeiras e pequenas quedas. Em cima é possível ver a grande Cachoeira do Rapel, com mais de 200 metros de queda. Na parte alta desta cachoeira está o distrito de Lavras Novas. Santo Antônio do Salto possui pouca infraestrutura, mas com grande potencial turístico, ideal para passeios ecológicos. O que mais encanta no distrito é a grande beleza na paisagem e a exuberância da natureza, praticamente intocada, com cachoeiras bastante singulares e as águas mais cristalinas das redondezas. No mês de junho, a festa do santo padroeiro se transforma em uma grande festa junina com participação de toda a comunidade e grande número de visitantes. E em agosto acontece o tradicional festival gastronômico do distrito. 

São Bartolomeu - Localizado a 15 Km de Ouro Preto. São Bartolomeu está situado as margens do Rio das Velhas, e o distrito é conhecido pela tradição em doces. A Matriz de São Bartolomeu, a Capela de Nossa Senhora das Mercês e as histórias dos moradores pintam o cenário do local que faz parte do Caminho Velho da Estrada Real. Seu encanto é garantido pela harmoniosa união de sua arquitetura barroca, belezas naturais e gastronomia. O distrito é famoso por seus doces caseiros, a goiabada de São Bartolomeu recebeu em 2010 o selo de Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. A Festa da Goiabada, que acontece no final da colheita da goiaba, o Encontro de Tradições Culinárias, realizado em junho, e a comemoração do padroeiro da cidade, em agosto, são ótimas opções para os turistas conhecerem a cultura da cidade e aproveitar os eventos que acontecem como cortejos, rodeios e shows. O distrito possui também opções para quem gosta de estar em meio à natureza. A cachoeira de São Bartolomeu, que fica dentro da Floresta Estadual do Uamii, e a cachoeira Macaco Doido na Fazenda Vale das Nascentes são ótimas opções para os visitantes. A Fazenda Nascer, também localizada na Floresta Estadual do Uaimii, oferece passeios de caiaque e stand up, além de um lual que é realizado em toda lua cheia. Assim como Lavras Novas, o distrito de São Bartolomeu é destino certo e uma excelente opção para ecoturismo.

    

SITES UTILIZADOS NA PESQUISA:     .

https://www.ouropretomg.com/pt/travel-info/distritos-de-ouro-preto   ...

http://mondego.com.br/amarantina/

http://www.urbaville.com.br/cachoeira-do-campo-em-mg-conheca-seus-encantos/

http://www.institutoestradareal.com.br/cidades/cachoeira-do-campo/209

http://www.ouropreto.mg.gov.br/lista-distritos

https://ouropreto.org.br/desvende/Distritos

http://pelasestradasdeminas.com.br/glaura-pousada-encanto-glaura-ouro-preto/

http://www.institutoestradareal.com.br/cidades/glaura/123

https://outrosrelatos.com.br/ouro-preto/conheca-o-distrito-de-glaura-em-mg/

http://mondego.com.br/santa-rita-arte-em-pedra-sabao/

http://www.urbaville.com.br/conheca-santo-antonio-do-leite/

http://jornaloespeto.com.br/artigo/santo-antonio-do-salto-conheca-as-belezas-do-distrito-de-ouro-preto

http://passoapassoparaomundo.com/tranquilidade-no-distrito-sao-bartolomeu-mg/

https://www.ouropreto.com.br/distritos/sao-bartolomeu

http://mondego.com.br/sao-bartolomeu/

As fotos originais podem ser encontradas em: 

http://www.ouropreto.mg.gov.br/lista-distritos

https://guia.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-em-ouro-preto-206-2661-p.html

https://www.ouropreto.com.br/distritos

http://noscaminhosdeminas.blogspot.com/2014/04/distrito-de-glaura-ouro-preto.html