Igrejas

1 - Igreja de São Francisco de Assis

Das obras atribuídas a Aleijadinho merece destaque o frontispício, uma obra-prima de beleza e elegância, onde figuras integram-se harmoniosamente no enquadramento do medalhão frontal com a imagem de Nossa Senhora dos Anjos e a Imposição dos Estigmas a São Francisco no Monte Alveme. Os púlpitos possuem na decoração ramagens, festões, lírios, volutas e cabeças de anjos florescendo sobre os omatas e a representação de Jesus na barca pregando ao povo, além de Jonas e a Baleia. O teto da nave é obra-prima do mestre Ataíde. No medalhão central está representada a gloriosa Assunção da Virgem, que aparece rodeada por uma orquestra de anjos de todas as idades. Maria tem traços mulatos, como ocorre com vários anjos, e está em atitude de oração, assentada em um trono de nuvens, rodeada por raios de luz e apoiada por um crescente lunar.

Considerada por muitos a mais bela das igrejas mineiras - a pérola do Barroco Mineiro 

Arquitetura e esculturas de Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho - e pintura do mestre mineiro, Manuel da Costa Ataíde.

Localizada no Largo do Coimbra, Centro.

Aberta de terça-feira a domingo: 08:30h -12h  / 13:30h -17h

Telefone: (31) 3551-3282/ 3551-4661

Contato - www.museualeijadinho.com.br

2- Matriz de Nossa Senhora do Pilar

A matriz dourada de  Ouro Preto, sob a invocação de Nossa Senhora do Pilar, foi inaugurada em 1733. A Matriz de Nossa Senhora do Pilar é um dos mais exuberantes templos de Minas Gerais, possui ornamentação com douramento excessivo que deslumbra o visitante. A capela-mor está repleta de querubins, flores, volutas, anjos, atlantes e folhagens, ladeados por duas belas colunas salomônicas espiraladas até a base, onde se vê adornos de motivos fitomorfos, uma esplêndida obra decorativa do estilo joanino, executado por Francisco Xavier de Brito. Destaque para as pinturas das paredes, que têm como tema as estações do ano. No forro, a cena da Santa Ceia. Completando a composição decorativa e pastora, tem a imagem de Nossa Senhora do Pilar. As pinturas do forro da nave formam uma bela composição com cenas do Antigo Testamento, tendo quatro santos ao centro e, no medalhão central, o cordeiro apocalíptico rodeado de anjos. A pintura é do artista João Cavalhais.
Observe o efeito óptico causado pela figura do Cordeiro: um dos braços da cruz parece mudar de lado na medida em que você caminha.

Localizada na Praça Monsenhor João Castilho Barbosa,  Bairro Pilar.

Aberta de terça-feira a domingo: 09h - 10:45h /  12h - 16:45h

Telefone: (31) 3551-4736

Contato- www.ouropretoparoquiadopilar.com.br

3- Santuário de Nossa Senhora da Conceição   

Construída no início do século XVIII, a edificação substitui a primitiva capela levantada pelo bandeirante Antônio Dias, fundador da cidade. O projeto e a edificação são atribuídos a Manoel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho; ambos estão sepultados nesta igreja. Na capela-mor, o Santíssimo Sacramento é carregado por anjos, com notável medalhão no centro. No altar-mor as colunas torsas das laterais são enriquecidas com motivos florais de ouro. Entre os triunfos da matriz, está o fato do Aleijadinho ter nascido e morrido na paróquia de Antônio Dias. Além disso, a matriz foi elevada à condição de Santuário em 2006 pelo Arcebispo de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Anexo está o Museu Aleijadinho, com rico acervo da imaginária barroca.

Localizado na Praça Antônio Dias,  Bairro Antônio Dias.

Atualmente se encontra em reforma.

Telefone: (31) 3551- 4661

Contato- www.museualeijadinho.com.br

4- Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima)

A Irmandade de Nossa Senhora das Mercês foi instituída em Vila Rica entre os anos de 1740 e 1754. A igreja Mercês de Cima teve sua construção iniciada em 1773, para substituir o que existia no mesmo local. A edificação assemelha-se às construções do século XVIII, pela rígida marcação de seu volume arquitetônico, dividido em dois blocos quadrangulares compostos pela nave e pela capela-mor. A particularidade da fachada reside na torre única central. No medalhão do frontispício, feito em pedra-sabão, a Virgem está representada estendendo seu manto protetor sobre os fiéis. No interior há bonitos altares feitos pelo artífice Gregório Mendes Coelho.

Localizada na Rua Padre Rolim, Centro.

Aberta somente em dias de festas religiosas.

Telefone: (31) 3551- 4736

5- Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões ( Mercês de baixo)

Trata-se de uma edificação finalizada em 1772, mas que passou por diversas modificações no  século XIX, com grossas paredes de pedra, cunhais e tarjas de cantaria no frontispício e torres quadrangulares. Ao adentrar a igreja vemos os altares laterais na nave, os púlpitos, o arco-cruzeiro e as tribunas. O risco do altar-mor foi feito por Aleijadinho. Além da talha e da imaginária, a ornamentação do interior merece destaque, pois inclui belas pinturas que conferem belezas e grandiosidade ao conjunto.

Localizada na Rua das Mercês, Centro.

Aberta  somente nos dias de festas religiosas.

Telefone: (31) 3551- 3282

6- Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A construção desta igreja, executada por iniciativa da Ordem Terceira do Carmo, data de 1766. O primeiro risco, modificado depois por Aleijadinho, foi de Manoel Francisco Lisboa, seu pai. Além deles, outros artistas importantes trabalharam na construção e ornamentação da igreja, como o pintor Manoel da Costa Ataíde e alguns entalhadores. O Acesso principal é por uma vasta escadaria de pedra, que culmina no amplo e gramado adro da igreja, com bela panorâmica da cidade. Elegantemente construída em estilo rococó, possui uma fachada ricamente talhada em pedra-sabão. Os púlpitos e os altares são do Aleijadinho. O Altar-mor foi projetado pelo mestre Ataíde, com majestoso trono onde se vê, na redoma, a imagem de Nossa Senhora do Carmo e nos nichos Santa Quitéria, Santa Teresa e Santo Elias. A igreja é a única na cidade que possui painéis de azulejos portugueses, ilustrados com temas relativos à iconografia carmelita. Esta reunião de obras faz com que a Igreja do Carmo seja uma das mais vastas e imponentes de Ouro Preto.

Localizada na Rua Brigadeiro Musqueiro, Centro.

Aberta de terça a domingo: 09h-11h  / 13h-16:45h

Telefone: (31) 3551-2601

7- Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Construída pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos pretos no século XVIII, esta igreja é considerada pelos especialistas a expressão máxima do barroco colonial mineiro. O seu traço altamente erudito se assemelha às antigas igrejas romanas e às plantas eliptícias e poligonais, criadas por Borromini na Itália. Na construção predominam as linhas curvas tanto na fachada como no interior. Portas e arcos em ogivas, frontão suntuoso, cruz ao alto em esteatita cinzenta e torres em guarita. Há uma varanda com chão de pedras, chamado galilé, e pias de água-benta, feitas em cantaria bem trabalhadas, que possuem pepitas  de ouro engastadas na pedra. É de ressaltar o magnífico espaço interior e sua extrema singuralidade e originalidade. Na sacristia há seis painéis no teto que representam cenas do evangelho e um Cristo de rara perfeição anatômica. A igreja foi reformada em 1930, com o acréscimo de ladrilhos hidráulicos franceses coloridos no piso.

Localizada no Largo do Rosário, Bairro Rosário.

Aberta de terça-feira a domingo: 13h - 16:45h

Telefone: (31) 3551- 4736

8-Igreja de Santa Efigênia (Nossa Senhora do Rosário do Alto da Cruz do Padre Faria)

Conhecida popularmente como a igreja do “Chico Rei” (personagem lendário da tradição oral, rei africano trazido para Minas como escravo, que comprou sua alforria e de muitos outros escravos, tornando-se rei novamente), foi erguida a partir do ano de 1733. Uma enorme escadaria de pedra dá acesso ao adro da igreja, de onde se tem uma vista ampla da parte “velha“ da cidade. No frontispício há um nicho com bela imagem da Virgem do Rosário, esculpida em pedra-sabão. No alto, um curioso relógio construído em 1762, com um único mostrador de pedra que indica as horas. Altar-mor com pinturas de flores estilizadas e na ilharga curiosas representações orientais; no trono, a imagem de Nossa Senhora do Rosário e um bonito oratório de Santa Efigênia.

Localizada na Rua Santa Efigênia, Bairro Alto da Cruz.

Aberta de terça-feira a domingo: 08h30 - 16h45

Telefone: (31) 3551- 5047

9- Igreja de São Francisco de Paula

Edificada no século XIX, a igreja mantém os padrões arquitetônicos das construções do século XVIII. De grandes proporções, sua planta tem padrões clássicos com divisão em nave, capela-mor e sacristia encimada pelo consistório, com corredores e tribunas ao longo das paredes da capela-mor. O frontispício caracteriza-se pelo predomínio das linhas retas e pela colocação das torres no alinhamento da fachada. No entanto, o frontão conserva as volutas barrocas, assim como as torres mantêm as pilastras de canto enviesadas. O enfoque maior está na magnífica imagem de São Francisco de Paula, atribuída a Aleijadinho.

Localizada na Rua Teixeira Amaral,  Centro.

Aberta de terça-feira a domingo:  09h - 11h / 13:30h- 16h

Telefone: (31) 3551- 4731

10- Igreja do Bom Jesus de Matosinhos ( São Miguel e Almas)

Fundada na metade do século XVIII, esta edificação foi dedicada aos Santíssimos Corações de Jesus, Maria e José, Senhor dos Matosinhos e São Miguel e Almas, fato este comprovado através de documentos escritos por Tomás Antônio Gonzaga. O risco da porta, o nicho em forma de concha com a imagem de São Miguel Arcanjo e o relevo representando as almas do purgatório são atribuídos ao mestre Aleijadinho, feita em pedra-sabão. Esta magnífica fachada é o principal atrativo da igreja e é considerada uma das obras de maior importância da arte de Minas Gerais do século XVII. Na sacristia, uma Via Sacra elaborada com esmero, com destaque para as pinturas do mestre Ataíde - Última Ceia e Crucificação de Jesus, além de detalhes de anjos na ornamentação.

Localizada na Rua Alvarenga, Bairro Cabeças.

Atualmente se encontra fechada.

Telefone- (31) 3551- 4736

 

Capelas de Ouro Preto, MG

 

1- Capela de Bom Jesus das Flores do Taquaral

A capela foi construída em 1748, no arraial do Ouro Fino, em substituição à capela primitiva de taipa. Sob a invocação de Nossa Senhora do Pilar, teve seu nome alterado para  Bom Jesus das Flores do Taquaral, em 1855.

Localizada na Rodovia dos Inconfidentes, Km 4 - Bairro Taquaral

Aberta apenas com agendamento prévio.

Telefone: (31) 3551 - 5047

2- Capela de São João

Segundo a tradição, foi a primeira capela erguida nos morros de Ouro Preto, provavelmente no ano de 1699, após a chegada dos bandeirantes que encontraram o tão procurado ouro negro às margens do Rio Tripuí. A capela de São João Batista apresenta alguns elementos formais arcaicos. Construída de canga e à moda das capelas rurais do norte de portugal, tem a porta frontal entalhada em nobre trabalho de carpintaria. Do adro externo da capela avista o Pico do Itacolomi e a Serra do Caraça.

Localizada na Rua Piracicaba, 45,  Morro São João

Aberta apenas com agendamento prévio.

Telefone- (31) 3551- 5047

3- Capela de São José

Conhecida oficialmente como Capela de São José dos Pardos e Bem Casados e Santa Cecília dos Músicos. Construída em meados do século XVIII, a capela teve seu altar-mor desenhado por Antônio Francisco Lisboa - 0 Aleijadinho.

Localizada à Rua Teixeira Amaral, Centro.

Aberta diariamente.

Telefone- (31) 35551- 4736

4- Capela de São Sebastião

Acredita-se que a capela foi erguida pela Irmandade de São Sebastião no ano de 1724. A capela possui características típicas do início do século XVIII.

Localizada à Rua Rio Grande, Morro São Sebastião.

Telefone- (31) 3552-6529

5- Capela do Padre Faria ( Nossa Senhora do Rosário dos Pardos do Padre Faria)

Há duas prováveis datas ligadas a sua construção: uma, 1750, gravada no sino do campanário externo ao lado da edificação; e outra, 1758, gravada na grande cruz pontifícia do adro externo. O interior é apresenta   dois esplêndidos altares laterais entalhados em madeira, com douramento e policromia.

Localizada  à Rua do Padre Faria, Bairro Padre Faria

Aberta de terça-feira a domingo- 08:30h - 16:30h

Telefone- (31) 3551- 5047

Contato- www.arqmariana.com.br

6- Capela Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário

A construção da Capela de Nossa Senhora das Dores, em terreno de um velho cemitério doado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento de Antônio Dias, foi iniciada em 1778. Na fachada, há uma portada de cantaria, encimada por decoração em estuque, com o emblema da padroeira.  A ornamentação dos altares e retábulos são bem simples; entretanto, a capela possui algumas belas imagens de origem portuguesa e mineira, bem como uma banqueta de talha e duas mesas em estilo joanino, de excelente qualidade. A nave tem arcadas e tribunas com balaústres. A capela conserva também a imagem de Nossa Senhora das Dores, que é exposta nas procissões da Semana Santa.

Localizada à Rua Doutor Pereira, Bairro Antônio Dias

Aberta aos domingos- 10h

Telefone- (31) 3551-3282

7- Capela Santana

A capelinha é uma das edificações que foram construídas no início da fundação de Ouro Preto. Está no ambiente pedregoso e de difícil acesso do Morro da Queimada, em meio às ruínas das casas dos paulistas, incendiadas em 1720, por ordem do Conde de Assumar. A capela se conservou, apesar do incêndio e do posterior abandono. Há dois mata-burros de pedra nas entradas laterais, construídas para impedir a entrada de animais no adro. Frontispício com portada e duas janelas; vergas retas e enquadramentos de madeira; óculo acima da porta. O interior é simples, os altares laterais possuem ornamentações feitas em talha de madeira e colunas torsas; o retábulo do altar-mor apresenta influência neoclássica. Destaque  para as esculturas barrocas do século XVIII.

Localizada à Rua 24 de junho, Morro Santana.

Aberta com agendamento prévio.

Telefone- (31) 3551- 5047 / 3551- 1257

8- Capela do Senhor do Bonfim

Construída no século XVIII, teve sua fachada reformada no século XIX. Esta  pequena capela, além da devoção popular, desempenhava também uma função curiosa: aos condenados à morte pela forca era permitido assistir ali à ùltima missa, antes de subirem ao cadafalso. Existe um desenho antigo representado a capela com  características diferentes das atuais, inclusive com uma dupla sineira externa. É seguro que tenha sido feita uma reforma, que modificou totalmente o aspecto primitivo. Possui toda a estrutura em pedra, com sineira na lateral.l. Seu interior  é simples, não apresentando nenhum trabalho de ornamentação que mereça destaque. No arco central encontra-se o grande crucifixo do Senhor do Bonfim.

Localizada à Rua Antônio de Albuquerque, 42, Bairro Pilar.

Aberta diariamente.

Telefone- (31) 3551- 4736

9- Capela de Nossa Senhora da Piedade

A capela foi construída na Serra de Ouro Preto, no antigo arraial de Ouro Podre, atual Morro da Queimada incendiado por ocasião da Revolta de Filipe dos Santos, em 1720. Esta data é a mesma que está  inscrita na peanha da cruz no alto da empena, acima do telhado, que é certamente a data de finalização da obra. Foi erguida provavelmente, por ricos proprietários de lavras na época do arraial do Ouro Podre. Sua fachada é simples, com uma porta de duas janelas. Não há torres e sim duas sineiras, mas apenas em uma delas há sino. Em seu interior encontram-se as imagens de São  Sebastião e Nossa Senhora da Piedade, além do crucifixo. Destaque para duas pias na nave e na sacristia, com lavabo esculpido em quartzito.

Localizada à Praça da Piedade , Bairro Piedade.

Aberta somente com agendamento prévio.

Telefone- (31) 3551- 5047

Mais informações :

AVELLAR, E. Jarbas- Guia Ouro Preto-  Ouro Preto- 2014

www.ouropreto.turismo.com

www.brasilturismo.com

www.viagemeturismo.abril.com.br

www.ouropreto.mg.gov.br/secretaria

www.ouropreto.mg