Museus

Principais  Museus de Ouro preto , MG

1 - Casa de Tomás Antônio Gonzaga

A construção do século XVII abrigou a Ouvidoria de Vila Rica e foi residência do poeta inconfidente Tomás Antônio Gonzaga quando este exerceu o cargo de ouvidor-geral, de 1782 a 1788. Tomás Antônio Gonzaga, o Dirceu de Marília, expressão máxima do arcadismo brasileiro, é autor das Cartas Chilenas, poema satírico em forma de cartas. A casa de Gonzaga é um dos locais onde, provavelmente, se reuniam os inconfidentes, que planejavam a separação de Minas Gerais da Coroa Portuguesa e a criação de uma república. Tomás Antônio Gonzaga foi preso em 23 de Maio de 1789 e degradado para Moçambique onde advogou e foi juiz da Alfândega de Moçambique. Ele faleceu em 1810.
O casarão funcionou como ouvidoria, até a extinção do cargo de ouvidor, nas primeiras décadas do século XIX. Sediou a Chefatura de Polícia e atualmente é sede da Secretaria Municipal de Turismo, Industria e Comércio de Ouro Preto.
De suas sacadas no segundo piso pode-se avistar a casa de Marília de Dirceu (Maria Dorotéa Joaquina de Seixas), onde o inconfidente de longe contemplava sua amada. Das sacadas também se avista a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Santa Efigênia.
Destaque para o jardim aos fundos do imóvel, onde se tem uma bela vista do bairro de Antônio Dias.

Endereço: 
Rua Cláudio Manoel, 61 (Rua do Ouvidor), centro - Ouro Preto (SEDE)

Telefone: 3559-3287

Horários de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

2 - Museu Casa Guignard

O museu Casa Guignard inaugurado em maio de 1987 integra o Sistema Operacional da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais por meio da Superintendência de Museus e está instalado em um casarão construído no final do século XVIII no centro de Ouro Preto.
Com três salas com exposição permanente, o museu oferece uma visão ampla sobre a trajetória de Alberto da Veiga Guignard. Seu acervo reúne pinturas, desenhos, cartões, objetos e documentos a ele relacionados. Destacam-se a pintura de um violão e um desenho datado de 1956, ambos de autoria de Guignard.
O acervo está disposto em vitrines e painéis legendados. O casarão possui um jardim ao fundo que é considerado um dos mais originais da cidade. Atualmente, possui um chafariz em pedra-sabão, atribuído a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Há também trabalhos dos artistas plásticos Carlos Scliar e Amílcar de Castro dedicados a Guignard. O museu conta hoje com exposições temporárias e projetos de pesquisa do acervo e um programa de ação educativa que dinamizam o espaço cultural, além do Projeto Passos de Guignard em Ouro Preto.

História

Alberto da Veiga Guignard é considerado um dos maiores pintores e desenhistas do século XX. Nasceu em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, mudou-se para Belo Horizonte, a convite do então prefeito Juscelino Kubitschek, contratado para dirigir o curso livre de pintura e de desenho, que mais tarde se tornaria a Escola de Belas Artes de Belo Horizonte, que após a sua morte, em sua homenagem, passa a chamar-se Escola Guignard.
Encantado pela paisagem das cidades históricas de Minas, especialmente Ouro Preto, onde residiu a partir de 1961, faleceu em Belo Horizonte, dia 25 de junho de 1962, sendo sepultado no cemitério da igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

Conheça o Projeto Pelos Passos de Guignard em Ouro Preto, clique aqui !

Endereço: Rua Conde de Bobadela (Rua Direita), nº110, centro - Ouro Preto (SEDE)

Telefone: (31) 3551-5155

Horário de funcionamento: terça a sexta- feira das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados das 10h às 15h

3 - Museu do Aleijadinho

Sua denominação homenageia o artista ouro-pretano Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, filho de Manoel Francisco Lisboa, construtor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Criado em 1968 pelo então Pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, Francisco Barroso Filho, o museu reúne peças de arte-sacra e documentos do acervo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. 
O Museu Aleijadinho integra um circuito que abrange três igrejas históricas de Ouro Preto: Santuário Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, onde abriga as salas: Refulgência, Festas Religiosas, Arte na Talha, Miniauditório, Sala Multivisão e a Sala da Encenação da Morte; a Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações do Aleijadinho; e Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões ou Mercês de Baixo.
O ingresso é válido para a visitação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdôes (Mercês de Baixo) e Igreja de São Francisco de Assis.

Endereço: Rua Bernardo Vasconcelos, 179, Antônio Dias, Ouro Preto (SEDE)

Telefone: (31) 3551-4661

Horário de Funcionamento: 
Igreja de São Francisco: terça a domingo, das 08h30 às 12h e 13h30 às 17h.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição: em restauração.

Igreja de Nossa Senhora das Dores: sábado, das 18h às 20h. (Horário da Missa).

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões ou Mercês de Baixo.

4- Museu Casa dos Contos

Casarão construído entre 1782 a 1787 para ser a residência de João Rodrigues de Macedo, cobrador dos impostos da Capitania de Minas Gerais. O prédio abrigava também a administração dos contratos nas duas salas da entrada principal. Em 1820 e 1821,  foi construído o prolongamento do lado direito da edificação e acrescido o piso superior da ala do córrego, onde passou a funcionar a Casa de Fundição, até então alojada nas dependências do Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes.
Serviu para diversos fins, inclusive de cárcere para os inconfidentes, dentre eles Álvares Maciel, Luiz Vieira da Silva, Padre Rolim e Cláudio Manuel da Costa, este encontrado morto em sua cela. Foi sede da Administração Pública da Capitania de Minas Gerais, daí o seu nome Casa dos Contos. Hoje abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco, salas de exposições, além do acesso central ao Parque Horto dos Contos. (Fonte: Guia Cultural, Trem da Vale).

O projeto da Edificação é atribuído a José Pereira Arouca.

A Galeria de Arte exibe exposições temporárias de artistas internacionais e nacionais.

Endereço: Rua São José, 12 - Centro Ouro Preto (SEDE)

Telefone: 3551-1444

Horário de Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 16h45; domingos e feriados, das 10h às 14h45.

5- Museu Casa dos Inconfidentes

O Museu Casa dos Inconfidentes é o único museu municipal de Ouro Preto. Inaugurado em 2010, a casa, que antes funcionava como alojamento para hóspedes da Prefeitura, agora abriga acervo mobiliário que visa demonstrar aos visitantes parte do cotidiano de uma residência da Ouro Preto oitocentista.
O Museu conta com uma programação extensa e inovadora, promovendo ações culturais que valorizem a comunidade ouro-pretana. Dentre as atividades a serem realizadas estão oficinas variadas, palestras, tardes culturais e outros eventos voltados, sobretudo, à comunidade local.

Endereço: Rua Engenheiro Correa, s/nº, Vila Aparecida, Ouro Preto Ouro Preto (SEDE)

Telefone: 3551-2739

Horário de Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 16h.

6- Museu da Inconfidência

Antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica o prédio é um dos mais notáveis exemplares da arquitetura civil colonial. Foi edificado em 1785 e após várias interrupções, concluído em 1846. A edificação obdeceu à planta do governador da Capitania de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses.
O museu da Inconfidência foi inaugurado em 1944, em Homenagem à Inconfidência Mineira. Seu acervo reúne objetos e importantes documentos, como os Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, mobiliário e utensílios portugueses de época, retratos imperiais e reais. Em sala especial, o Panteão dos Inconfidentes, encontram-se os depojos dos inconfidentes. No andar superior, bela coleção de arte sacra dos séculos XVIII e XIX. Duas salas são dedicadas a esculturas de Aleijadinho e pinturas de Ataíde.
O museu possui dois anexos: o primeiro na Rua Vereador Antônio Pereira, ao lado do Museu da Inconfidência, onde acontecem as exposições temporárias de arte contemporânea, a Sala Manuel da Costa Ataíde, um auditório e o laboratório de conservação e restauro; o outro, a Casa do Pilar, está localizado na rua do Pilar e abriga o setor de pesquisa, o Arquivo Histórico e o setor de Musicologia do museu.

Endereço: Praça Tiradentes, 139 - Centro Histórico

Clique aqui e acesse o site. 

Horários de funcionamento: terça a domingo das 10 às 18hs.

Venda de ingressos e entrada de visitantes até 1 hora antes do fechamento do Museu.

Preços:

Inteira: R$ 10,00

Meia: R$ 5,00 (estudantes, professores, maiores de 60 anos e moradores de Mariana/MG)

Gratuidade

Menores de 7 anos;

Prioridade especial para aos maiores de 80 (oitenta anos) - LEI FEDERAL No 13.466;

Portadores de Necessidades Especiais e 01 (um) acompanhante;

Estudantes e professores de escolas públicas autorizadas previamente, solicitado pela instituição, por meio do e-mail: mdinc@museus.gov.br;

Visitas oficiais com agendamento prévio e conhecimento da Direção;

 Sócios do ICOM - International Council of Museum; Servidores do IBRAM e do IPHAN, estudantes de Museologia e museólogos sempre com apresentação de carteira funcional ou outro comprobatório; (Portaria no. 120/2014- Ibram);

Guias de Turismo portando a carteira emitida pelo Ministério do Turismo;

Moradores de Ouro Preto e estudantes da UFOP com apresentação de documento comprobatório (conta luz, água e outros) e identidade;

Portadores do cartão Vale-Cultura, com até 02 (dois) acompanhantes. (Instrução Normativa no 5, de 10 de maio de 2016).

Temos o prazer em recebê-los. Inaugurado em 1944, o Museu da Inconfidência ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, e apresenta acervos históricos e artísticos relacionados à Conspiração Mineira e à vida social, política e artística dos séculos XVIII e XIX.

7- Museu da Pharmácia 

A Escola de Pharmácia de Ouro Preto, criada em 1839 e hoje integrada à Universidade Federal de Ouro Preto, é pioneira no país no ensino de Farmácia desvinculado das Faculdades de Medicina.
Ao longo de sua existência preservou um acervo formado por material didático de origem européia, mobiliário, drogas e equipamentos do final do século XIX, documentos com registro de vida acadêmica e administrativa da Instituição, livros, periódicos e teses com ênfase no século XIX e início do séc XX.
Este conjunto encontra-se em um prédio onde funcionou o Congresso Mineiro e onde foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Estado, ocupado pela Escola de Farmácia desde o início do século XX.
Utilizando parte deste acervo, o Museu de Pharmacia abriga a mostra "Ensino e prática profissional de Farmácia em Ouro Preto no final do século XIX e início do século XX", que pretende propor mecanismos de análise do presente e de compreensão das tendências do futuro da profissão farmacêutica, através da interação dos visitantes com o seu passado. 

Endereço: Rua Costa Sena, 171, Centro Ouro Preto (SEDE)

Telefone: (31) 3559-1628 / 3559-1638  

Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira, das 13h às 17h.

8- Museu da Prata 

Anexo ao Museu de Arte Sacra, funciona também o Museu da Prata. Nele, estão expostas peças do século XVIII: pratarias, mobiliário de D. João V, alfaias riquíssimas, objetos de arte sacra e ricos paramentos. 
O acervo encontra-se distribuído em duas salas, cujas peças são identificadas por nome e pequeno histórico. Destaque especial para o grande oratório em cima do arcaz, atribuído ao Aleijadinho e datado de 1763. O teto da sacristia foi pintado por João de Carvalhaes. 
O museu possui serviço de vigilância que orienta o visitante, se solicitado.

Endereço: Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, s/ nº. Basílica de Nossa Sra. Do Pilar, Ouro Preto (SEDE)

Telefone: (31) 3551-4735 \ 3551-4736

Horário de funcionamento: período de férias: segunda a domingo, das 9h às 16:45h; período letivo: terça a domingo, das 9h às 10h45 e das 12h às 16h45.

Obs: Estudantes e pessoas acima de 60 pagam meia entrada

9- Museu da Siderurgia

Parte do acervo de siderurgia do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e peças originais do Parque Metalúrgico compõem este museu. São maquetes, ferramentas e máquinas usadas em Minas Gerais, com destaque para uma antiga produtora de ferro gusa.

Endereço: Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto - Rua Diogo Vasconcelos, 328 – Pilar Ouro Preto (SEDE)

Telefone: (31) 3551-1015 / (31) 3559-3130

Horário de Funcionamento: os agendamentos são feitos pelo telefone e o Museu não é aberto ao público.

10- Museu das Reduções 

O Museu das Reduções, localizado em Amarantina, distrito de Ouro Preto, apresenta réplicas dos edifícios de cada período histórico do Brasil, desde os mais rebuscados e complexos até os modernos projetos da capital do país. São cerca de 20 monumentos reduzidos.
Nos trabalhos é possível notar o detalhamento na construção. As sacadas de prédios, como a Casa dos Contos de Ouro Preto, é feita com primor. A Fazenda Resgate, da cidade de Bananal, em São Paulo, está retratada com os detalhes dos vasos, janelas e luminárias. Na Fortaleza dos Reis Magos, de Natal, até mesmo os canhões foram lembrados.
O projeto do Museu das Reduções nasceu com os irmãos Sylvia, Evangelina, Décio e Ênnio Alves de Vilhena. O trabalho começou com a aposentadoria dos quatro irmãos. Ênnio é o artesão-mor. É dele a criação da técnica da construção, as ferramentas para os arremates, as grades feitas peça a peça, o engradamento dos telhados em madeira e muito mais.
Sylvia é a responsável pelas esculturas em pedra sabão, colunas, relevos e todo o trabalho em pedra. Evangelina fotografou os monumentos e é a responsável pela coordenação da equipe. Ela também dirige a Escola de Artesanato. Décio fez toda parte de madeira do trabalho. São portas, caixilhos de 1 mm de espessura e janelas almofadadas.
Participaram também do Projeto, na parte de pintura, Paulo Versiani, Yeda Wanderley e Jorge Prata.

Endereço: Rua São Gonçalo, 131 - Distrito de Amarantina, Ouro Preto (SEDE)

Telefone: (31) 3553-5182

Horário de funcionamento: 
Museu das Reduções está fechado para obras e manutenção  

Clique aqui e acesse o site.

11- Museu de Arte Sacra de Ouro Preto

O Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, inaugurado em 2000, localiza-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Fica na cripta da igreja, que é um espaço sobre a sacristia, encontrado durante a última reforma do monumento e onde, acredita-se, funcionava uma mina de ouro. 
O acervo do museu conta com 400 peças produzidas entre os séculos XVII e XIX. São peças religiosas e profanas dos períodos Maneirista, Barroco, Rococó e Neoclássico e abrangem a história da antiga Vila Rica durante o período áureo da mineração do ouro. Elas estão distribuídas em oito vitrines temáticas. São imagens santas, resplendores, banquetas, documentos e até vestimentas dos moradores da época. 
Os visitantes têm acesso não só às peças, mas às informações sobre o contexto histórico. As peças estão dispostas em uma sala, em vitrines com legendas em português.

Endereço: Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, Ouro Preto (SEDE) 

Telefone: (31) 3551-4736

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 10h45 e 12h às 16h45. 

12- Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas foi criado em 1877, como Museu de Mineralogia, pelo francês Claude Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas. Em 1995, foi ampliado e passou a se chamar Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. Hoje, possui nove setores de exposição: História Natural, Metalurgia, Siderurgia, Desenho, Topografia, Astronomia e Eletrotécnica. São mais de 30.000 peças vindas de todas as partes do mundo.
O acervo do Museu de Ciência e Técnica atrai desde alunos do ensino médio a universitários e visitantes em busca de curiosidades. Andar por seus corredores permite mergulhar no mundo da Astronomia, Paleontologia, Mineralogia e Pigmentos. Dentre as atividades oferecidas, estão oficinas e visitas monitoradas a diversos setores, inclusive ao Observatório Astronômico (as visitas requerem agendamento).
Como projetos de pesquisa, o museu oferece Projeto de Iniciação Científica aos alunos da UFOP e Projeto de Levantamento, Catalogação e Digitalização do Acervo de Mineralogia para estudantes do ensino médio.
Outro importante projeto do museu é a Recuperação e Atualização da Coleção de Meteoritos. O Museu da Escola de Minas possui um dos maiores acervos de meteoritos do país.

Endereço: Praça Tiradentes, 20, Centro Ouro Preto (SEDE)

Telefone: 31 3559-3118

Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 17h. Setores Astronomia, Desenho e Topografia ficam abertos aos sábados, das 20h30 às 22h, e as quartas-feiras para grupos de no mínimo 15 pessoas, das 20h30 às 22h.

www.ouropreto.mg.gov.br/ pagina inicial/ atrativos culturais/ museus